ABRIL – MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

O Centro Compreender para Atuar promoveu nos dias 01 e 03 de abril, eventos alusivos ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 02 de abril. No dia primeiro dia, foi realizada uma palestra com a o escritor e fotógrafo Nicolas Brito, autista de 23 anos e a Phd em Neurociência, Anita Brito, mãe de Nicolas.

A família é natural de São Paulo e viaja o país compartilhando experiências e divulgando seus trabalhos de conscientização sobre o autismo. O evento reuniu cerca de 80 pessoas no auditório do Hotel Dom Rafael Business, na região centro-leste de Santa Maria.

Já no segundo dia, uma sessão de cinema adaptada, aconteceu em parceria com o Royal Plaza Shopping e Arcoplex Cinemas. Na oportunidade, pessoas com autismo e seus familiares puderam assistir ao longa de animação “Os Caras Malvados” com iluminação e áudio mais suaves. As adequações permitiram que pessoas com hipersensibilidade sensorial pudessem participar da sessão sem prejuízos.

Conscientização

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu a data de 02 de abril, como sendo o dia Mundial de Conscientização do Autismo. O objetivo da criação desta data foi de garantir a conscientização a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA), reduzindo assim o preconceito existente com esse público, bem como expandir o conhecimento sobre o TEA no mundo.

Anualmente durante o mês de abril, ocorrem diversas ações, ao redor do mundo, que apoiam a causa, promovendo campanhas, atividades e eventos para conscientizar as pessoas sobre o transtorno.

Postagens Recentes