AVALIAÇÃO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO (AGD)

A AGD tem como intuito avaliar as áreas de comunicação, interação social, aspectos motores e sensoriais, desenvolvimento cognitivo, competências socioemocionais e de aprendizagem. Esta avaliação além de identificar as áreas deficitárias do desenvolvimento, também evidencia habilidades que a pessoa com TEA apresenta, para que assim seja traçado um plano de atendimento individualizado. Este plano, traçado por dois ou mais profissionais, guiará o processo interventivo baseado na abordagem transdisciplinar.

AVALIAÇÕES PERSONALIZADAS E INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA

O centro dispões de avaliações personalizadas de acordo com cada área profissional, assim como também realiza avaliações de investigação diagnóstica, auxiliando a área médica nesse processo. Com essas avaliações é possível delinear um plano de intervenção precoce em casos de suspeita de TEA.

ATENDIMENTO TRANSDISCIPLINAR

Após a realização da AGD e conforme o plano de atendimento individualizado da pessoa com TEA, iniciam-se os atendimentos transdisciplinares que poderão ser realizados por um, dois ou mais profissionais no mesmo atendimento. Todos as intervenções possuem um olhar ampliado para o indivíduo, buscando o mesmo objetivo terapêutico para seu desenvolvimento, independente do(s) profissional(is) que estará(ão) atendendo.

CAPACITAÇÕES PARA PROFISSIONAIS -ÁREAS

Serão ofertadas capacitações (de curta duração) específicas de cada área de atuação que o Centro oferece, tais como: fonoaudiologia, educação especial, psicologia, educação física, terapia ocupacional, entre outras. Todas as áreas tratarão de temas relativos as técnicas, abordagens e manejos para com a pessoa com TEA.

CAPACITAÇÕES PARA PROFISSIONAIS -TEA

Serão ofertadas capacitações (de curta duração) sobre o Transtorno do Espectro Autista de forma transdisciplinar, visando auxiliar na prática profissional a partir de um trabalho em equipe. Os temas tratados compreenderão técnicas, abordagens e manejos para com a pessoa com TEA.

GRUPO DE PAIS

O Centro Compreender para atuar também oferece aconselhamento e apoio a famílias de crianças com TEA, através de grupos com encontros quinzenais. Esses serviços ajudam as famílias a lidar com questões como estresse, tristeza, depressão e ansiedade, comumente vivenciadas pelas famílias após um diagnóstico. Também auxiliamos as famílias a desenvolver habilidades essenciais, como gerenciamento de tempo, manejo e técnicas de estímulo para com seus filhos, além de proporcionar a troca de experiências entre os demais familiares, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida para a criança e seus familiares.

CAPACITAÇÕES PERSONALIZADAS PARA CUIDADORES

Serão ofertadas capacitações personalizadas (de curta duração) sobre o Transtorno do Espectro Autista para as pessoas que trabalham diretamente com indivíduos com TEA, como por exemplo, seus cuidadores. Essa capacitação visa auxiliar no estímulo frente a pessoa com TEA em atividades do seu cotidiano, sendo focada para dúvidas e direcionamentos pertinentes ao estímulo de cada pessoa específica com TEA.

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS

O centro também irá oferecer a formação continuada para os profissionais que pretendem aprofundar seus conhecimentos na área do TEA. A formação oferece o compartilhamento de diversas áreas do saber, porém com o enfoque nas características da pessoa com TEA. Serão realizados encontros mensais, durante o período de dez meses, com temáticas diversas a partir do cronograma disponibilizado.

IMERSÃO PROFISSIONAL

O Centro disponibiliza o serviço de imersão profissional, na qual permite que os profissionais possam acompanhar o trabalho da equipe transdisciplinar, bem como o processo de avaliações e os atendimentos específicos de cada área (técnicas, manejos, orientações…). A imersão tem a carga horário de 20h, buscando qualificar as pessoas que trabalham diretamente com o TEA, bem como proporcionar uma experiência através da abordagem transdisciplinar.