PSICOLOGIA

A Psicologia vem auxiliar principalmente em relação às questões de comportamento, identificação de sentimentos, entre outros aspectos socioemocionais. Dessa forma, conhecer-se enquanto sujeito, identificar o “eu” e os demais, reconhecer os sentimentos, auxiliar e gerenciar situações de crise prezando pela integridade do sujeito, são alguns pontos onde o psicólogo contribui. Além de auxiliar também, os contextos onde o indivíduo está inserido, como: família e escola, por exemplo.

FONOAUDIOLOGIA

A Fonoaudiologia vem contribuir com o desenvolvimento do indivíduo em sua linguagem e comunicação (verbal e não verbal). O desenvolvimento da fala, a aquisição e aplicação da linguagem, comunicação e intenção de comunicar, são fatores onde a fonoaudiologia atua de maneira direta. A intervenção do fonoaudiólogo é importante no que diz respeito às interações com o ambiente e também auxilia na parte alimentar.

EDUCAÇÃO ESPECIAL

A Educação Especial auxilia o indivíduo em suas capacidades de atenção, motoras e até mesmo sensoriais e cognitivas. É quem fornece o alicerce para a organização da pessoa com autismo. Buscando sempre trabalhar de forma motivadora a fim de desenvolver habilidades e facilitar o processo de ensino e aprendizagem nos contextos de diferentes deficiências.

EDUCAÇÃO FÍSICA

A psicomotricidade é parte fundamental para a estruturação do esquema corporal e tem como objetivo incentivar a prática do movimento, habilidades cognitivas e estímulos sensoriais. Neste contexto, o profissional de Educação Física trabalha com propriedade na educação motora, rendimento físico e estimulação cognitiva através das práticas com circuitos, jogos, dança e movimentos lúdicos em geral. Dessa forma, potencializando a saúde, os diversos tipos de atenção e autoconfiança, entre outros tantos benefícios.

TERAPIA OCUPACIONAL

A Terapia Ocupacional atua na promoção, prevenção, habilitação ou reabilitação motora, sensorial e cognitiva para que o indivíduo possa desempenhar suas atividades cotidianas com autonomia. O papel do terapeuta ocupacional é promover o aumento na qualidade de vida, independência, bem como ampliar o campo de ações com vistas a integração das pessoas na sociedade.